Olá investidores,
Estou de volta pessoal, Bryan escrevendo por aqui. Hoje vamos continuar essa boa conversa sobre o mundo dos investimentos.
Conforme comentei no artigo “Primeiro ano de um investidor”, nós continuaremos a entender mais alguns conceitos. Aos poucos começamos a entender as nuances e nos tornaremos melhores investidores juntos, eu e vocês.
Aqui entra a pergunta que não quer calar: Por que e como devo investir?
- Qual o sentido de alguém pegar parte do seu rendimento e colocar em algo que pode render (ou não)?
- Vou deixar de aproveitar a vida e gastar comigo e com minha família?
- Sei não… Vida é uma só e quero aproveitar pois não sei se estarei vivo amanhã!
- Investir é complicado e arriscado, não quero perder tempo e dinheiro.
- Precisa de muito dinheiro para investir e eu não tenho!
Se você nunca investiu ou tentou e desistiu, imagino que alguma das frases acima deve ter passado em algum momento em sua cabeça.
Para mim, o principal objetivo de investir é ter a possibilidade de ter a independência financeira. Para quem não sabe, essa expressão se refere ao fato da pessoa não depender do seu salário para manter seu custo mensal. E você não leu errado: o rendimento dos seus investimentos seria suficiente a ponto de que se você quisesse usá-los, ao invés de reinvestí-los, você pagaria todas as contas do mês sem precisar se endividar ou deixar de pagar alguma conta. Claro que estamos contando que você manteria o padrão de vida.

Quando seus rendimentos custeiam todas suas despesas
Acredito que agora você deve ter se interessado um pouco mais sobre o assunto e vamos conversar sobre isso. Ah, você pode investir pensando em outros objetivos também, como comprar uma casa. De qualquer forma já alerto que não há fórmula mágica e rápida, mas não desanime, vai dar tudo certo (rsrs)!
Abaixo falarei de um conjunto de quatro passos que poderão ajudar você a iniciar os investimentos:
- Um dos primeiros passos para começar a investir e evitar/eliminar dívidas. Geralmente dívidas têm altas taxas de juros e vão manter você nesse ciclo vicioso. Para isso é preciso reorganizar as contas, custos fixos e variáveis. Primeiramente vendo o que pode ser descartado do gasto variável e posteriormente ajustando o fixo. Concordo que se a pessoa ganha pouco e ainda tem uma família sob sua responsabilidade, a chances de poupar tendem a zero, por isso vem o segundo elemento…
- Aliando com o item acima, aqui entra um segundo fator: aumentar a sua renda. Com o aumento de renda, sua vida pode se tornar mais confortável ou, pelo menos, com menor preocupação com dinheiro. Aqui temos que alertar para algo bem importante: o aumento de renda, no início, NÃO pode vir junto com o aumento de despesa. Isso mesmo que você leu! Se você aumentar o seu custo de vida já no início, você nunca vai conseguir investir bem, pois você não conseguirá aumentar a sua margem voltada para os investimentos. Esse aumento de renda pode vir através de melhor posição na empresa, um emprego mais remunerado, uma segunda atividade, empreendendo fisicamente ou virtualmente…
- Em terceiro lugar colocamos o item estudo. Pois é, você precisa estudar… Mas como assim ? Nem na escola eu gostava de estudar e você vem dizer para eu fazer isso agora que sou adulto? E digo: SIM, você vai ter que estudar. Como falei no artigo anterior, o dinheiro é seu e você é a melhor pessoa para administrá-lo! A arte de investir é bem interessante pois o que você aprender aqui vai refletir na sua vida pessoal, você se tornará uma pessoa mais equilibrada e disciplinada, e com certeza irá adquirir bons hábitos =) .
- Um quarto elemento que é um fator motivador dos outros três acima é networking. Exato, estar próximo de pessoas que têm o mesmo objetivo que você. Pois quando estamos com um grupo que tem o mesmo propósito, nossa jornada se torna mais agradável. Também teremos trocas de experiências, e isso é bem válido para cortar caminho e errar menos, seja para você ou para quem está recebendo a informação. Ah… O 500 Pratas tem um grupo bem bacana onde eu, o Leandro Cabral (500 pratas), Saimon, Rubens e muitos outros estão lá para compartilhar ideias e ajudar na mentalidade de investidor → Nosso grupo de estudos. Clique aqui e saiba mais.

O ciclo que vai mudar a sua vida (gastar menos, aumentar renda, estudar e fazer networking).
Esse ciclo poderá ser seu norte para você evoluir financeiramente na sua vida e iniciar a sua caminhada rumo aos investimentos. São passos simples e também sei que às vezes não é tão fácil de aplicar no dia a dia. Porém, pense que são etapas que ajudarão você a atingir um objetivo maior que é ser um investidor de sucesso. Quando digo sucesso, não é ser um bilionário, mas sim alguém que futuramente atingirá um padrão confortável de vida se mantiver firme no propósito.
Encerro por aqui essa primeira parte. No próximo artigo continuaremos a conversa e o que fazer após entender e seguir o ciclo.
Caso você queria aprender um pouco mais e ser um investidor melhor, existe o Curso 500 Pratas Light que dará uma boa visão de investimentos no link aqui.
Nos vemos em breve =)
por Bryan Reis
2 Comments
Ficou muito bom…
Muito Bryan! Isso ai, vó citou o Network, sem ele você não evolui, não tem jeito!