Kroton agora é Cogna

Kroton agora é Cogna

17 de outubro de 2019

O evento de uma gigante da área educacional

Pessoal, Bryan novamente por aqui e agora vou comentar um pouco da experiência do evento que participei no dia 07/10/2019. O evento da COGNA Educação. Mas pera aí… COGNA? Que empresa é essa? (Alguns desavisados devem estar se perguntando)

 

A nova empresa da bolsa ??

COGNA Educação é a “nova holding” que está listada na bolsa pelo ticker (COGN3) desde o dia 11 de outubro de 2019.

A Cogna é nada mais, nada menos que a antiga Kroton Educação, isso mesmo. A Kroton mudou toda a sua estrutura e agora passa a ser uma Holding com quatro empresas mais um Venture Capital.

 

Nova estrutura da Cogna (ex-Kroton)

 

A primeira mudança é que agora ela é uma holding (é uma empresa que controla outras empresas. Ela não produz apenas exerce controle). Foi comentado que a empresa está mudando seu mindset (mentalidade) devido a forte entrada da era da transformação digital e, para surfar nessa nova era, é necessário que a empresa pense e aja diferente. Dessa forma, eles começam a trabalhar forte no segmento B2B (Business to Business) que é pouco explorado por aqui.

Abaixo dela tem quatro empresas, cada uma seguindo um nicho diferente de mercado, porém, trabalham em conjunto.

Escreverei um pouco da visão de cada empresa que faz parte do grupo, e sim, agora vem a parte do textão (rsrs). Mas leiam que será interessante.

 

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A KROTON manterá seu nicho de B2C (business to consumer), ou seja, atendendo os clientes pessoa física com suas faculdades.

  • O foco agora será em fluxo de caixa, pois já é uma empresa grande e bem estruturada
  • O NPS (Net Promoter Score) de suas faculdades estão em bons níveis
  • A Kroton tem como meta ampliar o acesso aos cursos de saúde, engenharias e direito
    • Dizem que o LTV/CAC é bem interessante e pode trazer muita receita.
      • LTV = LifeTime Value / CAC = Custo de Aquisição de Cliente.
    • Entrega de diversos cursos em modalidades que cabem no bolso de diversas classes
      • Cursos EAD, EAD-Híbrido e Presencial
    • A perspectiva do aumento de fluxo de caixa vem da demanda latente de alunos
      • Boa parte dos alunos que prestam Enem, não se matriculam em faculdades
        • Presume-se que se o aluno participa dessa prova ele tem interesse em ingressar no ensino superior
      • Comentaram sobre a tecnologia Kroton Pay.

 

A PLATOS começa a atender o B2B e tem como foco empresas, corporações e outras faculdades. A ideia é prover cursos de graduação/pós além de serviços de melhoria de gestão, tudo isso via sua plataforma “EdServ Platform”.

  • Particularmente achei um pouco confusa a atuação dela, pois pode acontecer dela ajudar os concorrentes a melhorar a gestão? Houve perguntas sobre esse tema e ainda não está claro como eles vão atuar de fato. É tudo novo!
  • Atuação dividida em : Inteligência de Mercado, E-commerce, captura/retenção de alunos, CRM → tudo isso para cliente interno (Kroton B2C) e clientes externos
  • Foco em crescimento já que é o mais novo dos “irmãos”

 

Em terceiro temos a SABER, continua no segmento B2C na educação básica. Utilizando a sua, já conhecida, K-12 Platform, entregando conteúdo digital e físico.

  • Seu foco será excelência operacional pois, conforme relatado pelos diretores, a área básica ainda é muito “desorganizada” e não tem uma gerência eficiente e integrada.
  • Também terá um serviço completo para ajudar as escolas a captar e manter alunos.
  • Intenção de aplicar indicações internacionais de desempenho em suas escolas para atingir excelência operacional.
  • Inserir novas atividades para os alunos nas escolas como: robótica, sócio emocionais, educação financeira, empreendedorismo.
  • É um mercado com um bom ticket, fidelização e tem um maior ciclo.
  • Atuação no B2G (Business to Government)
    • Venda de materiais tem ciclo de 3 anos
    • Melhorar o MS (market share = “fatia” do mercado)
    • Não é foco da SABER atuar em governo

 

Por último,  a VASTA atuando no B2B educação básica. Abaixo dela temo a recém adquirida Somos Educação.

  • Somos fica responsável pela parte de relacionamento com as empresas enquanto a VASTA contribui com os serviços corporativos
  • As escolas ainda são defasadas tecnologicamente.
  • Nicho de classe social: A e B
    • São classes que estão aumentando ao longo dos anos.
      • Perspectiva que essas duas classes, em 2030, representem quase 60% da população brasileira
    • Entrega de materias via: Sistema de Ensino ou Livro Didático
      • Sistema PAR (plataforma da COGNA) é um híbrido
      • Não vêem o desaparecimento do material impresso.
    • Plurall = tutores todos os dias da semana auxiliando alunos e tirando dúvidas
    • Tendência é a escola deixar de vender materiais e terceirizar → Oportunidade para a VASTA.
    • FUTURO: A empresa pode expandir suas atividades para a América Latina.
    • Objetivo é crescimento

 

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Comentaram que a necessidade de mudança também veio pelo vasto mercado a ser explorado aqui no Brasil. Segue o Market Share (participação de mercado) atual da COGNA nas quatro área de atuação contra o tamanho do mercado atual que pode ser explorado.

 

A empresa está muito confiante que há espaço para crescer e que já estão desenvolvendo diversas ações internas para capturar mais desses quatro nichos. Também observamos que seu market share é muito pequeno nas novas empresas, corroborando com o dizer da administração.

Governança

Essa é o novo formato de governança da empresa

 

O novo conselho tem mais pessoas voltadas para gestão/finanças a fim de conseguir atender às novas demandas e conseguir maior agilidade. Além disso, foi criado o Conselho de fundadores para manter o perfil educacional da companhia.

Interessante ressaltar que o CEO da Stone (Thiago Piau) fará parte do conselho de administração.

 

Acredito que consegui sintetizar as partes mais importantes que foram relatadas no evento. Espero que vocês tenham gostado.

 

por Bryan Reis

 

 

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