Melhor momento para investir em FIIs

Avenida Faria Lima.

MELHOR MOMENTO

PARA INVESTIR EM FIIS

O MELHOR MOMENTO PARA INVESTIR EM FIIS


Uma característica interessante dos Fundos de Investimentos Imobiliários é que, apesar de serem renda variável, por vezes apresentam comportamentos de renda fixa. Uma das coisas que faz lembrar essa semelhança é quando comparamos o yield dos FIIs com o retorno do Tesouro IPCA (NTN-B). Um fundo que trás essa comparação em seu relatório é o HGLG11, que mostro na imagem abaixo.




PRÊMIO DE RISCO

Uma coisa que o investidor deve considerar ao analisar um investimento é o prêmio de risco, que é o retorno que receberá a mais para aceitar um maior risco. Quanto maior o risco de um investimento, maior deve ser seu prêmio em relação a um investimento considerado seguro.

⇒ Conheça o curso 500 Pratas e aumente seus resultados. Saiba mais

 

Sabemos que apesar de os FIIs serem considerados investimentos de baixo risco, ainda assim é mais arriscado que a renda fixa, sendo necessário oferecer um prêmio de risco. Na imagem acima pode-se perceber que o Yield do HGLG11, quando comparado com a NTNB24, sempre entrega um retorno maior. 

No lado direito da imagem pode-se notar que o prêmio mínimo foi de 1,37% e máximo de 4,69%. Com essas informações o investidor consegue perceber se o fundo está caro ou barato. 

QUANDO UM FII ESTÁ CARO

 

É necessário entender que o rendimento dos FIIs costumam ser constantes e previsíveis e também são corrigidos pelo IPCA, então o que faz o Yield se ajustar é a variação da cotação. Sendo assim, geralmente, quando o prêmio de risco de um FII diminui em relação ao NTNB, significa que ele ficou caro e é comum que a cotação caia para que o prêmio volte para a média.

COMO ESCOLHER UM FII COM PREÇO JUSTO


Diante dessa informação, essa é a primeira coisa que eu olho antes de escolher um FII para estudar e para isso eu costumo usar o radar do PalaFIIta, que tem uma tabela que que mostra qual seria o valor ideal para se conseguir um determinado prêmio de risco e isso auxilia muito o investidor. Veja um exemplo dessa tabela.

EXEMPLAR DO RADAR DE FIIS 


Se você quiser baixar o radar para conhecer clique aqui.

Vale ressaltar que apesar deste radar auxiliar muito na escolha, ele não pode ser considerado uma recomendação de compra ou venda e sim um guia para escolher um fundo a ser estudado. Isso porque existem fundos que estão com um grande prêmio de risco, porém podem ter algum problema que levou a esse prêmio. Por isso é importante o investidor sempre entender os motivos dos indicadores sempre que for escolher algum ativo para investir.

 

Espero que este artigo tenha ajudado você investidor nas escolhas dos seus investimentos. Deixo abaixo o vídeo referente a este artigo.

Sucesso!

Leandro Cabral

 

⇒ Para que possamos te ajudar mais, faça parte do nosso grupo fechado clicando aqui.





4 Comments

  1. PAULO disse:

    BOM DIA LEANDRO, PODERIA EXPLICAR COMO SE USA A PLANILHA DE FUNDO IMOBLIÁRIO DA PALAFIITA.

  2. FLAVIO disse:

    Gostei do conteúdo. Só não encontrei a planilha para baixar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.