Menos é Mais!?

Menos é Mais!?

6 de fevereiro de 2020

O aprendizado inicial na jornada de investidor 

Olá Investidor.

Deixe eu me apresentar: Me chamo Saimon Rijo, sou formado em técnico de Comércio Exterior e investidor há mais de 12 anos. Ao longo desta jornada conheci muitas pessoas que trilharam um caminho parecido com o meu, uma delas foi o idealizador desse espaço, o Professor Leandro Cabral.

Minha ideia aqui é contribuir trazendo histórias e insights sobre a filosofia, princípios e o racional em diversas oportunidades de negócios.

 

Investor Day´s

Vejo meu papel como de um aluno mais velho que já investe em renda variável há mais tempo, e por conta dessas experiências, errou bastante até entender o que de fato funciona.

Naquela época, entre final de 2007 e 2010, infelizmente ainda não existia o acesso fácil a boas informações para me ajudar. Os juros estavam na Lua e não havia qualquer sinal de reforma da Previdência, ou qualquer outra reforma, e a principal estrela do mercado era um estranho egocêntrico e extravagante chamado Eike Batista (não tinha como dar certo).

Mas havia, da minha parte, bastante vontade de tomar risco e formar um patrimônio robusto ao longo dos anos. E, para te animar, posso dizer que os acertos posteriores mais que compensaram os erros iniciais.

Quebrado o gelo inicial, já que estou me apresentando e dei uma ideia de que investidores bem-sucedidos são feitos de erros e acertos, irei começar contando um pouco sobre os aprendizados que tive no início da minha jornada. Acredite, aprender com as “mancadas” dos outros sai muito mais barato.

Evitar os grandes erros vale mais do que realizar movimentos geniais

No meu início como investidor, eu vivia em busca da próxima “porrada” da Bolsa. Resultado: acabava comprando ações que estavam nas manchetes ou as mais curtidas em fóruns tipo Uol, Bol, Yahoo entre outros, sem ao menos pesquisar se a companhia que estava por trás do ticker era lucrativa ou se seus donos e gestores eram confiáveis. O resultado dessa estratégia foi uma boa dose de frustração e alguns prejuízos.

Quando você ouvir dicas sobre uma empresa que vai se transformar no próximo fenômeno, seja cético ao analisar essa ação. Comece pelo básico. Enquanto a maioria das pessoas passam o tempo todo procurando por grandes histórias de reestruturações empresariais, olhe primeiro se a empresa apresentou indicadores consistentes de rentabilidade nos últimos anos, estrutura de endividamento adequado, etc. Até para os mais experientes, é muito difícil acertar a tal “porrada” da década.

Por outro lado, se tornar sócio de empresas com resultados consistentes ao longo dos últimos anos, a preços razoáveis, se mostrou uma estratégia mais acertada para mim.

Simplicidade vale mais do que Complexidade

Lembro como se fosse ontem, eu começava o dia comprando contratos futuros, olhando a cotação do dólar e do índice e antes mesmo do almoço já tinha “bolado” alguma operação de Long&Short e DayTrade. Isso quando não lançava mão de algumas opções (Calls e Puts). 

Com o tempo, fui percebendo que essas operações mais complicadas eram só perda de tempo. O que trouxe resultados de fato, na verdade, foram coisas menos glamourosas como: alocação de ativos que melhor se encaixavam no meu perfil (ações, renda fixa, fundos imobiliários), a escolha de boas empresas e bons FIIs, e um controle rígido dos custos transacionais.

Estudar sobre empresas vale mais do que saber dados da economia

Como um especulador, eu tinha a ilusão de que poderia entender antes dos outros investidores, o que se passava com as variáveis econômicas do Brasil e do mundo.

Para onde vai o câmbio? Para onde vão os juros? E o PIB do final do ano? E mais, qual o impacto de tudo isso na Bolsa? O tempo foi me mostrando o quão complicado era interpretar os movimentos macroeconômicos num mundo globalizado e complexo como o que vivemos hoje.

Quando juntamos a esse cenário as questões políticas, se torna uma missão quase impossível. Somente alguns poucos notáveis que conseguem realmente ganhar dinheiro com análise econômica mundial. Para mim, era mais fácil formar um patrimônio através da análise dos fatores empresariais, ou seja, o que afeta o desempenho das empresas às quais eu fui me tornando acionista ao longo dos anos. Enxergar de dentro para fora.

Livros me guiam mais do que jornais

Jornais ou sites informativos, muitas vezes, são escritos em cima do evento. O escritor tem o hábito de procurar motivos simplistas para a Bolsa nesse universo complexo por natureza,  se movimentando para cima ou para baixo. Tomar decisões com base nessas narrativas é uma cilada bem comum para o investidor iniciante, pois, o leva a acreditar que ele consegue entender as alavancas do mercado financeiro e assim conseguir prever os movimentos futuros. Ninguém tem esse poder. Nem mesmo o maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett. Ninguém. 

Livros, por outro lado, são escritos por grandes mentes, e mais importante, sob a perspectiva de anos – não do calor do momento. Os bons escritores do mercado financeiro têm a humildade de saber que, por mais preparados que sejam, a aleatoriedade possui grande influência nos resultados de curto prazo e o papel que nos cabe é, principalmente estarmos preparados para os diversos cenários no curto prazo.

A volatilidade das suas ações não é um risco em si

A essa altura já deu para perceber que, ao longo da minha jornada de investidor, eu fui orientando o foco dos meus investimentos a uma visão de anos, que é o período em que os ciclos empresariais costumam maturar, não na variação da Bolsa em dias ou semanas.

Sendo assim, faria sentido enxergar o quanto os preços das minhas ações haviam variado no dia como uma medida de risco para aquela empresa? 

Uma maior variação no mercado acionário pode acontecer por diversos fatores e motivos, entre eles o meu preferido: o mercado ainda não entendeu exatamente como “funciona” aquela empresa. E isso é ótimo, porque se você se dedicar a entender sobre o negócio de uma determinada empresa, o mercado pode lhe oferecer ótimos descontos para se tornar sócio de uma excelente companhia. 

Por outro lado, existem casos de ações que pouco oscilam na Bolsa, que, de uma hora para outra, quebram, ou veem o setor em que atuam apresentar alguma mudança disruptiva capaz de jogar seu preço para baixo de forma tão rápida que nem o mais experiente investidor será capaz de evitar perdas.

Investir com uma estratégia de Longo prazo 

O curto prazo é um universo onde quase todos os investidores habitam, ou seja, há uma concorrência voraz. Muito mais empolgante, à primeira vista, pois é recheado de notícias e altos e baixos. Foi exatamente por ali que eu comecei… Eu não demorei a perceber dois fatos importantes:

1) as operações de curto prazo são fortemente guiadas pela aleatoriedade em função da complexidade do mercado;

2) as grandes instituições (bancos e fundos) saberiam de qualquer informação relevante antes de mim. 

Eu não tinha muita chance. Já no longo prazo, notei que a concorrência se reduzia bastante. Menos animado, à primeira vista, pois, ao invés de ser movido pelos tuítes dos políticos ou alguma bomba, o trabalho é decifrar para onde vão os lucros das empresas nos próximos anos – e isso não fica mudando a todo momento.

Você escolhe as empresas que atendem a seus critérios e senta sobre as mãos. No longo prazo, o mercado costuma premiar as melhores ações, enquanto no curto prazo o que move as ações são os fluxos de capitais. Ou seja, acabei percebendo que a verdadeira diversão na Bolsa está em fugir da maioria, e estudar as boas empresas.

Menos é Mais

Demorou alguns anos para que eu aprendesse que não preciso ser a pessoa mais ativa do mundo para obter resultados satisfatórios com meus investimentos. Durante anos, ouvi de diversas pessoas falando: “não invisto na Bolsa, pois não tenho tempo de acompanhar o mercado”. Nada mais errado. 

Eu comecei a fazer patrimônio de verdade na Bolsa no momento em que percebi que era preferível fazer algumas poucas escolhas certas, evitar várias erradas e depois esperar o efeito dos ganhos compostos ao longo dos anos. Ficar olhando os movimentos diários das cotações, segundo a segundo, se movimentando em reação a esses movimentos aleatórios do mercado, aumentam as chances dos erros, pois você fatalmente, estará agindo pelo calor de alguma emoção.

Portanto

Esses foram alguns dos aprendizados que tive ao longo do caminho. Não significa que todos irão funcionar para você. Por isso te encorajo a testar. 

Comece pequeno, não deixe de estudar, e, principalmente, mantenha-se humilde, tenha vontade de aprender. Nesse mercado de adrenalina e cheio de emoções que é a Bolsa de Valores, sempre seremos aprendizes.

Aproveitando esse gancho gostaria de lhe convidar para participara do Curso Premium, chamamos ele de “Acelerador de Resultado”  devido ao acompanhamento exclusivo do Leandro e da equipe, as vendas encerram amanhã – Clique aqui e se inscreva.

E também para conhecer a área de membros, o curso e o grupo fechado do 500 Pratas. Lá nós estamos dando suporte em equipe, descomplicando o excesso de informações que existem por aí e simplificando a forma de investir.

Segue link:

“Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito estudo e trabalho.” – Clarice Lispector

Saimon_Rijo

2 Comments

  1. NeooPag disse:

    Здесь вы можете заказать копию любого сайта под ключ, недорого и качественно, при этом не тратя свое время на различные программы и фриланс-сервисы.

    Клонированию подлежат сайты как на конструкторах, так и на движках:
    – Tilda (Тильда)
    – Wix (Викс)
    – Joomla (Джумла)
    – WordPress (Вордпресс)
    – Bitrix (Битрикс)
    и т.д.
    телефон 8-996-725-20-75 звоните пишите viber watsapp
    Копируются не только одностраничные сайты на подобии Landing Page, но и многостраничные. Создается полная копия сайта и настраиваются формы для отправки заявок и сообщений. Кроме того, подключается админка (админ панель), позволяющая редактировать код сайта, изменять текст, загружать изображения и документы.

    Здесь вы получите весь комплекс услуг по копированию, разработке и продвижению сайта в Яндексе и Google.

    Хотите узнать сколько стоит сделать копию сайта?
    напишите нам
    8-996-725-20-75 звоните пишите viber watsapp

    Here you can order a copy of any site turnkey, inexpensive and high quality, while not wasting your time on various programs and freelance services.

    Cloning sites are subject to both designers and engines:
    – Tilda (Tilda)
    – Wix (Wicks)
    – Joomla (Joomla)
    – WordPress (WordPress)
    – Bitrix (Bitrix)
    etc.
    phone 8-996-725-20-75 call write viber watsapp
    Not only single-page sites like Landing Page are copied, but also multi-page sites. A full copy of the site is created and forms for sending requests and messages are set up. In addition, the admin panel is connected, which allows you to edit the site code, change the text, upload images and documents.

    Here you will get a full range of services for copying, development and promotion of the site in Yandex and Google.

    Do you want to know how much it costs to make a copy of the site?
    write to us
    8-996-725-20-75 call write viber watsapp

  2. Angelo disse:

    Artigo muito bom deu uma boa clareada na mente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.