Esta semana eu estava refletindo a respeito dos meus últimos 10 anos. Quanta coisa acontece na vida da gente em uma década, não é mesmo?
Dentre os tantos aprendizados, teve um que sempre me vem na memória. Que é a influência do meio em que você vive.
Aprendi isso quando me deparei com uma frase, dita no século passado, pelo palestrante Jim Rohn: “Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”
Você já parou para analisar o quanto isso pode fazer sentido?
O grupo de pessoas que você convive pode ter grande influência nas suas conquistas e personalidade. É natural do ser humano tentar nivelar-se com o seu grupo.
Se no seu trabalho, na hora do almoço, você participa daquela panelinha que adora falar mau do chefe e vivem reclamando que o salário não da mais pra nada, é bem provável que você se mantenha nessa situação por um bom tempo. A menos que você se de conta da má influência e procure um grupo mais seleto.
Se aos finais de semana você apenas encontra aquele grupo de amigos que usam 50% do salário para ir pra balada e o único assunto deles é festa e curtição, muito provavelmente você será, por um bom tempo, apenas mais um desses. A menos que você se de conta do erro e comece a usar a sua cabeça o quanto antes.
Agora vamos imaginar o oposto. Imagine que você tenha a oportunidade de ingressar em um grupo de pessoas bem sucedidas que ganhem 5 vezes melhor que você. A primeira coisa que você sentirá é um desconforto por estar abaixo da média e quase instintivamente você buscará formas de se nivelar ao grupo.
⇨ Aprenda a investir com segurança. Saiba mais
Se hoje você é um profissional na média e ganha seus 2 salários mínimos. Frequentar um grupo de empreendedores fará com que você sinta vontade de empreender também e o próprio diálogo do grupo fará com que você descubra os caminhos da prosperidade.
Observe nessa análise, que o mais importante para você alcançar o sucesso na vida, não é descobrir uma nova fórmula de prosperidade, mas frequentar grupos em que os membros já estão aonde você quer chegar.
Um lugar onde eu percebo claramente isso acontecendo, é no grupo do WhatsApp 500 Pratas. É incrível a velocidade com que os novos membros evoluem. No início do grupo eu tive um trabalho maior para nivelar os novos integrantes, mas na medida que esses foram sendo nivelados, o grupo foi se tornando forte e hoje percebo que o mesmo alcançou um nível intelectual tão bom que os próprios participantes vão ajudando os recém chegados.
Se você tiver interesse em participar desse grupo tão seleto, clique aqui.
É claro que depois de ler esse artigo você não precisa sair excluindo todo mundo da sua vida, mas tenha uma coisa em mente. Se você é o mais evoluído de algum grupo que você participa, só continue nele se você está influenciando e não sendo influenciado. Você só deve ser influenciado por pessoas e grupos mais evoluídos do que você.
Espero que este breve artigo te provoque a reflexão e que você comece a procurar grupos que te direcionem para o sucesso.
Procure pelo menos um grupo que você seja um dos membros menos evoluídos. Isso te dará um gás incrível para tentar se nivelar.
E lembre-se que isso serve para qualquer coisa. Para evolução profissional, espiritual, amorosa, etc.
Sucesso!
Leandro Cabral.