investidor atento
INVESTIDOR

PARE, OLHE E ESCUTE

Pare, respire. Só porque podemos negociar ações todos os dias, não quer dizer que DEVEMOS negociar ações todos os dias. Calma, paciência. Se você investiu em uma boa companhia, seu dinheiro não irá sumir e, ao contrário de suas fantasias, você não irá ficar multibilionário em um trade.

Eu perco, você perde, nós perdemos, todos perdem.

Acostume-se a ver seu patrimônio no negativo, é normal.Lembre-se que Buffett, o maior investidor de todos os tempos, viu seu patrimônio desvalorizar em quase 50% na crise de 2008. Sabe o que ele fez enquanto suas ações derretiam? Nada.


Quando o mercado cai 50%

Não venda ações quando a bolsa cai. Se você não fez caixa quando o mercado estava em alta, sua chance passou. Tenha paciência, aguarde a recuperação e bola para frente. Agora, no máximo, realocamos capital. 


Momentos de grande ansiedade

Os gringos, sem ter como explicar o Brasil para seus investidores, vendem. Os grandes fundos recebem resgates e vendem. Os fundos multimercados, preocupados com a volatilidade, vendem. As pessoas físicas, com medo de perder, vendem. Os investidores fieis ao Buy and Hold, compram.

Nada dura para sempre

As quedas podem te paralisar. Cuidado! Não deixe isso acontecer, use a crise como um momento de reflexão, aprenda com o que você fez corretamente e incorretamente no último ciclo. E prepare-se, pois, nenhuma crise é eterna. Cedo ou tarde o mercado recupera.

⇨ Conheça o curso de investimentos 500 Pratas  e esteja preparado!!   Clique aqui.

Sempre existem oportunidades na bolsa

Nas últimas duas semanas, o Ibovespa chegou a apresentar mais de 8% de queda. Nos momentos de queda, as oportunidades são muito mais fáceis de encontrar. São nestes breves períodos que podemos ganhar muito dinheiro com a recuperação do mercado. Olhando os preços (os lucros, os múltiplos) das ações, muita coisa chama a atenção. Estamos em um destes momentos? Não sei. Acredito que ainda não, a bolsa ainda pode cair muito antes de recuperar. 


O mindset é o mais importante

Buffett não se desesperou na crise de 2008, ele apenas parou para pensar. Olhou sua posição, juntou seus trocados e aguardou. Buffett voltou a comprar ações e o mercado ainda caiu 28% na sua cara. Você ouviu bem: o maior investidor de todos os tempos amargou quedas de 28,5%  na crise. Isso por não conseguir prever o ponto mais baixo. Na verdade Buffett não tentou acertar o ponto mais baixo. Apenas reforçou o aporte e aguardou a recuperação.

Prepare-se para o contra-ataque

Quando o momento é ruim, nos recolhemos aos nossos refúgios. Se as ações estão desprotegidas, baratas, largadas, esquecidas, apenas ficamos atentos. Estamos fazendo nosso dever de casa. Dia após dia, nos preparamos para o contra-ataque. Aquele aporte extra, quando a oportunidade realmente aparecer.

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.” – Sun Tzu


Autor: Saimon Rijo







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.