Resultado 3T19 WEG

Resultado 3T19 – WEG

24 de outubro de 2019

RESUMO 3T19
EMPRESA – WEG

ESCRITO POR: BRYAN REIS

GERAL

O desempenho no mercado brasileiro no trimestre mostrou-se positivo nas principais linhas de negócio, apesar da receita ainda impactada pela menor participação dos projetos de geração eólica.

Receita, Lucro e EBITDA crescente comparando com ano e trimestre anterior. Empresa em pleno crescimento e buscando melhorias operacionais. Destaque para o EBITDA que aumentou em 2 dígitos em relação a 2018 e melhora de 2% da sua margem (↓custo, ↓ despesa, ↑ganho de escala, ↑mix produtos ).

  • O lucro líquido teve um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período de 2018
  • Impacto do mercado externo pela variação do dólar em R$0,01 acima (2018 à 2019)
  • Receita crescente no mercado interno mesmo a situação atual do país

 

Caso você queria aprender um pouco mais e ser um investidor melhor, existe o Curso 500 Pratas Light que dará uma boa visão de investimentos no link aqui.

 

Áreas de Negócio

  1. Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais – O setor industrial brasileiro apresentou bom desempenho para os equipamentos desta área de negócio quando comparado com o 3T18.
    1. Concentração das vendas de motores elétricos nesse trimestre, impulsionada pelo início da vigência dos novos níveis mínimos de eficiência energética IR3 (Premium) em agosto, data limite para a fabricação e importação de motores com rendimento inferior no Brasil. Esta nova regulação gerou maior procura por motores IR2 por parte dos nossos clientes.

No mercado externo = Para  equipamentos   de   ciclo   curto,   começamos   a   sentir   sinais   de desaceleração que vem impactando principalmente produtos como motores de baixa tensão e equipamentos seriados de automação.

  1. Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD) – O desempenho desta área de negócio no mercado interno continua refletindo a menor participação de projetos de  geração eólica, conforme previamente antecipado.

O desempenho das operações de T&D nos EUA e México vêm apresentando o resultado das sinergias esperadas.

  1. Motores para uso doméstico – No mercado interno continuamos a observar o bom desempenho apresentado desde o início deste ano à máquinas de lavar roupa e ar- Operação na China devagar e aumento de participação em EUA e Argentina.

 

Temos um grupo de estudos para debater esses relatórios → Nosso grupo de estudos. Clique aqui e saiba mais.

 

  1. Tintas e Vernizes – A performance no mercado interno continua refletindo os esforços de aumento de participação em mercados e clientes importantes (óleo e gás e naval). Esforços na América Latina.

Resumindo = quando comparado a 3t18, apenas a área de GTD teve uma pequena queda (3%), quando comparado a 2t19 apenas a área de equipamentos eletrônicos teve uma queda (1,3%).

 

 

 

Custos e Despesas

Aumento de 2,5% em relação a 2018, porém, houve aumento de margem bruta.

  • Redução de custo, melhoria de processos e queda do preço médio do cobre.

Já as Despesas (VGA) aumentaram em menor proporção que a receita líquida comparando 2018

 

Fluxo de Caixa

 

Operacional aumentou 41% em relação ao mesmo período do ano anterior.

  • Financiamento = amortização líquida (~712) + remuneração de capital terceiro e próprio (~57 + ~681), esse último é dividendos/JCP.

 

ROIC

Saiu de 16,5% (1t18) para 19,2% (3t19) e crescendo todos os trimestres

 

Endividamento

Dívida financeira bruta totalizava R$ 2.996,6 milhões, sendo 49% (~1.479,0) em operações de curto prazo e 51% (~1.517,0) em operações de longo prazo.

  • Disponibilidades de 3.739,1 milhões
  • Maior parte do financiamento (~90%) é em outras moedas

Aquisições / parcerias recentes

  • 51% do capital social da PPI-Multitask
  • 51% do capital social da V2COM

 

Disclaimer:

Este resumo não se trata de recomendação de compra, venda ou manutenção do ativo, é apenas um levantamento dos pontos mais importantes do release trimestral para facilitar a leitura dos resultados da empresa. O documento oficial se encontra neste link: https://ri.weg.net/ptb/2428/20191023ReleaseResultados3T19.pdf

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.